Bem-EstarSaúde

Dicas para prevenir e amenizar a sensibilidade nos dentes

Dados do Hospital da Face mostram que aproximadamente 40% da população no Brasil sofre com a hipersensibilidade nos dentes, problema que provoca incômodo quando o indivíduo ingere alimentos quentes, gelados, doces ou ácidos. Contudo, apesar de bem comum, poucas pessoas sabem quais são causas e como prevenir a sensibilidade nos dentes.

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, a dor, aguda e de curta duração, é causada pela exposição da dentina, tecido localizado entre esmalte e polpa do dente. “A dentina é composta por inúmeros poros que chegam até o nervo do dente. Quando ela está exposta a diferentes temperaturas ou alguns tipos de alimentos, esses poros levam estímulos aos nervos dos dentes, causando incômodo”, esclarece a dentista.

Rosane ainda acrescenta que o desgaste do esmalte dos dentes ou a retração gengival (deslocamento da margem da gengiva) são os principais responsáveis por esta exposição da dentina. “No entanto, existem procedimentos simples que auxiliam na prevenção ou até na diminuição do desconforto gerado pela hipersensibilidade”, explica a especialista.

Abaixo, as dicas para prevenir e amenizar o distúrbio.

 

Cuidado com o consumo de alimentos ácidos

De acordo com a dentista, o consumo de alimentos ácidos como refrigerantes, energéticos, sucos de frutas cítricas e vinagre, entre outros, podem danificar o esmalte e aumentar a sensibilidade dos dentes. “Como o dano no esmalte pode ser irreversível, mesmo que a pessoa ainda não sofra com a hipersensibilidade, é importante ficar atento para evitar problemas futuros. Contudo, não há necessidade de abolir o consumo, mas sim de controlá-lo”.

 

Atenção durante a escovação

Rosane alerta que ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a intensidade em excesso na escovação não deixa os dentes mais limpos, apenas desgasta suas respectivas estruturas. “A dica é fazer a escovação com movimentos suaves e curtos, sem apertar muito a escova, que precisa ter cerdas macias. Os cuidados com a higiene básica, como a regularidade da escovação e o uso constante de fio dental, também devem ser sempre seguidos. Ela ainda recomenta o uso de cremes dentais próprios para dentes sensíveis”, orienta a dentista.

 

Visite regularmente o dentista

A especialista explica que estes hábitos contribuem para diminuir o desconforto gerado pela sensibilidade nos dentes, no entanto não dispensam a necessidade da visita ao dentista. “Como as dores são intensas, mas passageiras, as pessoas abstraem dos sinais e não marcam a consulta com seu dentista. O ideal é fazer uma visita ao consultório para que a causa precisa do problema seja identificada e o tratamento correto seja iniciado”, conclui Rosane.

 

Para estas e outras dicas de saúde, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *